0
bujo Bullet Journal Lifestyle Organização Slide

Por que eu devo usar um planner?

2 de maio de 2018
Meu bujo personalizado.

Hoje eu postei no Instagram ~ aproveita e me segue lá! ~ um pedacinho do meu #bujo e recebi muitos directs perguntando sobre como eu faço meu bullet jornal, como organizo uma rotina puxada de filhos (repara o S heim!), marido, trabalho, faculdade, blog, o curso das irmãs mais lindas dessa internet #efeitoorna e ainda o curso de After Effects do Pedro Aquino. Isso sem contar com as atividades pessoais e diárias, como manter a dieta e uma alimentação saudável, treinar 4 vezes na semana e correr 15 Km e atender toda a galera que me procura pedido um help pra manter o foco. Nossa até eu fiquei meio surpresa de tudo que faço! Aí é que mora o segredinho para conseguir fazer tudo isso e mais: ORGANIZAÇÃO

Já reparei que para algumas pessoas essa é a palavra é tipo “Aquele-Que-Não-Deve-Ser-Nomeado” e acreditem eu sou era a rainha mor da bagunça, mas uma hora a gente acaba perdendo boas oportunidades porque não sabe nem que é possível. Foi o que aconteceu comigo e precisei mudar. Sabe aquela história de “no meu armário já não cabe mais nada”, aí você arruma e descobre que já pode comprar umas roupinhas? Pois bem, com o tempo também acontece isso. Principalmente porque passamos a conjugar um dos piores verbos, o famigerado procrastinar, para quem desconhece o significado, o Google diz assim: transferir para outro dia ou deixar para depois; adiar, delongar, postergar, protrair, ou seja, deixar a vida levar e depois ver no que deu. A conclusão é óbvia, nada vai surgir e cair aos seus pés baby, uma hora você vai perceber que o tempo passou e o que você fez? Pois é né?! Que tal mudar a perspectiva e começar a agir diferente e para obter resultados diferentes? Para que você repense sua organização, vou contar um pouco como eu faço a minha, quem sabe não rola um match?!
De início eu baixei um app para celular que prometia muitas coisas, mas entregava pouco na versão gratuita. Não sei se isso atrapalhou ou se eu não me adaptei à tecnologia, o fato foi que não deu certo. Daí parti para a boa e velha agenda de papel. Por um ano tentei, arduamente, encaixar o que eu precisava nela. Quando estava quase me convencendo que o problema era eu e minha desorganização, eu conheci um método que revolucionou a minha vida rotina: o bullet journal.
Método desenvolvido por Ryder Carroll, designer de produtos digitais estadunidense. Em palavras da marca “uma prática evolutiva e adaptável, destinada a ser auto-curada à medida que você determina o que funciona para você.” Graças a uma estrutura fluida, você pode organizar toda sua rotina de um jeito prático e que suporte mutações. O que eu tô tentando explicar é que aquele conceito de diário que as agendas comuns passam é substituído por outras organizações. Você pode se organizar mensalmente através de uma grade onde todos os dias do mês estão visíveis, ou semanalmente, ou até diariamente.

1ª organização mensal – Fevereiro
Organização mensal – Maio
Organização mensal – Março
Organização mensal – Abril

Ele pode e deve possuir página específicas para sua rotina, como por exemplo um espaço destinado a livros, filmes e séries, onde se possa anotar quais quer ver, comentários sobre os já vistos, estrelas para indicar os melhores, quais temporadas sua série nova tem e quais você já viu.

Hábitos diários
Página de gratidão
Tarefas à cumprir

Existem vários tipos e com variados fins, edições especiais para universitários, para vestibulandos, para designer, para escritores… Já inclusive disponibilizei uma versão para blogueiros gratuitamente aqui. Ou seja, se você é alguém que está entrando num programa de emagrecimento, ter fichas com informações do tipo peso, altura, medidas, cardápio, exercícios é algo que pode te manter no foco. Assim como para um vestibulando que precisa dividir as horas de estudo entre as matérias, anotar datas de inscrição, provas, resultados de simulados ou dúvidas. As informações não ficam mais perdidas, elas podem ser agrupadas em listas simples, ajudando você a não se perder, a cumprir metas, se planejar, guardar grana para aquela viagem, tudo num só lugar. As possibilidades são infinitas, porque tudo que cabe no seu dia, cabe no bujo.

Um detalhe, o meu é a versão analógica do bujo, mas existem versões on-line, para download em formas de planilha para pc, em download para impressão, encadernados, gratuitos e pagos. A questão é encontrar o que melhor de encaixa nas suas necessidades e sair fazendo listas! Agora me diz se você repensou um pouquinho sobre como se organizar e se as informações que te passei foram úteis. Se quiser mais dicas de como montar as páginas, como organizar sua semana e qualquer outra dúvida sobre o método coloca aqui nos comentários também.

Você também pode gostar de

1 Comentário

  • Reply
    Izaberu Tokki う さ ぎ
    11 de maio de 2018 at 09:01

    Olá. Primeira vez aqui no seu blog. Achei uma graça. Bem, já tinha lido em outros lugares sobre o bullet journal. De início eu achei que tivesse algo a ver com jornais. Eu sou bem desorganizada, mas agora eu estou repensando sobre minha organização. Ótimas dicas!

    Snack Cheese Visite nosso mundinho ~🍇 v i s i t e – n o s🍇

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: