0
Dieta Dukan Lifestyle

Dieta Dukan | Fase Cruzeiro

7 de agosto de 2018

Oie amora, tudo bom?

Chegamos à segunda fase da dieta Dukan: a fase Cruzeiro! E merecemos um viva por isso! Afinal, a mudança alimentar é bem forte nesse primeiro momento, mas agora vamos seguir em frente! Imagine que você acaba de embarcar num cruzeiro, desses lindíssimos e enormes. Ele já está em mar aberto e segue com força para o destino final, bem, é exatamente assim que seguiremos nessa fase: até nosso objetivo final. A duração dessa fase é controlada por você, pois vamos permanecer nela até que a balança indique o peso desejado! Para mim, esse cruzeiro durou aproximadamente 30 semanas na minha primeira experiência com a dieta, acabou dia 1º de maio de 2017 comigo pesando -32 Kg!

Volte uma casa! 

Caso você não tenha feito a Fase de Ataque, dê uma pausa na leitura e vá conferir tudo clicando aqui. A dieta proposta pelo drº Pierre Dukan tem início, meio e fim, para obter os melhores resultados, siga corretamente as instruções passadas pelo livro Eu não consigo emagrecer.

Para quem está com o passaporte em dia, seguimos viagem! Vou explicar agora quase tudo que tem no livro sobre essa fase! Lembrando que a leitura é sempre indispensável, lá você vai encontrar TODAS as informações necessárias e todas as explicações do método Dukan, mas segue aqui um resumão de respeito!

Fase Cruzeiro

É a fase onde os legumes e as verduras são introduzidos à dieta de forma alternada. Um dia de proteína e legumes (PL), seguido de um dia de proteína pura (PP), ou seja: 1PL/1PP. O cuidado nessa fase é de se alimentar apenas com legumes, eliminando as proteínas, o que NÃO é recomendado! Existem outras possibilidades de alternância, como 2 dias de PL e 2 dias de PP, ou 3PL/3PP, até mesmo de 5PL/5PP, porém o livro relata que a possibilidade de abandono é maior nesses casos e indica que você siga alternando dia sim, dia não. O que, por experiência, eu também indico!

Os legumes, assim como as proteínas, não possuem restrição de horário ou quantidade.Podem ser preparados no vapor, cozidos ou crus. Lembrando que, quanto menos cozimento, mais nutrientes se mantém no alimento. Por isso, sempre que possível, coma os legumes crus, mas se houver a necessidade de cozimento, prefira o vapor, que mantém mais nutrientes que o cozimento na água. Costumo cozinha tudo no vapor, acho que fica mais saboroso e é super rápido!

Então, vamos aos legumes autorizados: TODOS! Exceto os ricos em carboidrato, como nossa amada batata, arroz, milho, feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico, favas, inhame, aipim. A cenoura e a beterraba são permitidas, porém não podem ser consumidas em todas as refeições.

Verduras verde escura são excelente fonte de cálcio, magnésio, ferro, potássio, zinco, fibras e vitaminas A, C, E e K. Para uma alimentação prologadamente restritiva, como a dieta Dukan, é essencial o consumo de alimentos que forneçam nutrientes ao corpo. Eu indico o consumo do brócolis e da couve! Além do sabor, são tipo um canivete suíço das verduras.

O cacau 100% passa a ser um tolerado nessa fase, ou seja, você pode fazer uso dele nos dias de PL, mas restrito à uma colher de sobremesa, mas vamos combinar que já ajuda né?!

O consumo do farelo de aveia também sofre uma alteração, na fase de ataque o consumo era de 1 e1/2 colher de sopa por dia, agora ele passa para 2 colheres de sopa diárias. A atividade física também aumenta um pouquinho, o indicado na primeira fase era de 20 min,  agora passa para 30 minutos o tempo mínimo de caminhada (atividade mínima exigida! Você pode optar por outro tipo de exercício).

Continuo indicando a organização do Mapa Alimentar para essa fase, tornando sua rotina mais diversificada, evitando que você caia numa das maiores causas de abandono da dieta: o enjoo das refeições. A forma de preencher o Mapa Alimenta é igual na fase de ataque, porém agora você pode inserir no cardápio os legumes e verduras indicados. Facilita inclusive para que você se programe e saiba exatamente quais dias serão de PL e quais serão de PP. Se você não viu como preencher é só clicar aqui.

Lá no Instagram eu tenho postado receitinhas fáceis de fazer e que estão organizadas pelas fases da dieta, se você ainda não me segue lá, pode clicar aqui e conferir também! Agora, me conta como tem sido sua jornada até aqui. Você tem gostado dos resultados? Tem alguma dúvida? Já pensou em desistir? O que está sendo mais difícil para você?

Você também pode compartilhar sua dieta comigo, é só colocar na legenda das suas fotos a #juntascomalu que eu faço questão de te incentivar todos os dias!

Um bjo e até o próximo post.

Você também pode gostar de

Sem Comentários

    Deixe uma resposta

    %d blogueiros gostam disto: